Disciplinas.

Rolar para baixo

o que ensino

Algumas das disciplinas ministradas.

Lecionando a 11 anos em cursos universitários, é importante a experiência adquirida no planejamento de atividades relativas a cursos e pesquisas, produção de conteúdo, na coordenação e avaliação de trabalhos acadêmicos.

Ambientes Virtuais

Propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências para criticar e avaliar ambientes virtuais de aprendizagem quanto à sua funcionalidade, usabilidade e proposta pedagógica. Espera-se também que o aluno seja capaz de incluir estes ambientes como mais um recurso na sua prática pedagógica.

Análise de Sistemas

Proporcionar o aluno a compreensão da importância da utilização de ferramentas de análise orientadas a objetos, sendo capaz de elaborar um sistema utilizando a UML como ferramenta de trabalho e seus diagramas de caso de uso, classes e atividades.

Banco de Dados

Apresentar os principais conceitos envolvidos na construção e utilização de bancos de dados, mostrando os benefícios da utilização desta forma estruturada de dados, através de atividades práticas.

Elaboração de Projetos *

Redação final do projeto de pesquisa de acordo com a estrutura e normas técnicas dos trabalhos científicos, com a linha de pesquisa e com o eixo temático do curso, tendo em vista a realização do futuro trabalho de conclusão de curso.

  • Apostila
  • Como apresentar o Problema
  • Como apresentar a Justificativa
  • Como apresentar os Objetivos
  • Como apresentar a Metodologia
  • Como apresentar a Fundamentação Teórica
  • Modelo: Caso de uso - Bezerra
  • Modelo: Caso de uso - GILLEANES
  • Modelo: PPT Banca Monografia
  • Modelo: PPT Banca Projeto
  • Estágio Obrigatório *

    Constitui-se em um trabalho de campo, onde as atividades práticas são realizadas a partir de uma fundamentação teórica já adquirida. O principal objetivo é preparar o aluno para ingresso no mercado de trabalho.

    Engenharia de Software

    Estudar, analisar, discutir, e aplicar conceitos de Engenharia de Software e Requisitos. Instrumentalizar o aluno a definir os princípios necessários e as qualidades desejadas no desenvolvimento de software. Oportunizar situações para o aluno reconhecer as principais metodologias, métodos e ferramentas de engenharia de software, qualificando a mais adequada a cada situação, além de proporcionar ao aluno o aprendizado necessário para colocar em prática os principais aspectos dos testes de software e avaliar a qualidade do produto gerado.

    Gerência de Infraestrutura

    Planejar, documentar, medir, controlar e manter a infraestrutura de TI, suportando ambientes tecnológicos cujas infraestruturas precisam ser adequadas em função das constantes mudanças devido à dinâmica de negócios. Identificar e recomendar as melhores oportunidades de uso de tecnologia dentro do cenário de negócios no qual o aluno e a empresa onde atua estão envolvidos, numa visão baseada em tendências, aplicabilidade e custo/benefício, alinhado as melhores práticas de arquitetura corporativa.

    Gerência de Projetos *

    Capacitar o aluno a elaborar um Projeto, fazer estudo da viabilidade econômica, quantificar os recursos humanos envolvidos e seu envolvimento no tempo de desenvolvimento dos Sistemas e viabilizar a execução do Projeto no cronograma previsto.

  • Aula - 01
  • Aula - 02
  • Aula - 03
  • Aula - 04
  • Aula - 05
  • Aula - 06
  • Aula - 07
  • Aula - 08
  • Aula - Revisão 1
  • Aula - 09
  • Aula - 10
  • Aula - 11
  • Aula - 12
  • Aula - 13
  • Aula - 14
  • Aula - 15
  • Aula - 16
  • Aula - Revisão 2
  • Pesquisa e Ordenação

    Analisar os meios de implementação e comparar os métodos de ordenação e pesquisa; apresentar algoritmos básicos de processamento em cadeia e compressão de dados. Caracterizar as principais técnicas de implementação dos algoritmos de ordenação e pesquisa, processamento de cadeia de caracteres e compressão de dados.

    Segurança e Auditoria

    Reconhecer o valor das informações para as organizações; Reconhecer e relacionar os principais riscos envolvidos no ambiente de informações; Conhecer as ferramentas e procedimentos com relação à segurança da informação nos aspectos de segurança lógica, física e ambiental; Reconhecer os principais pontos de controle de auditoria da tecnologia da informação, no que se refere à auditoria do desenvolvimento e manutenção de sistemas e dados; Políticas de segurança da Informação.

    Sistemas Distribuidos *

    Fornecer uma base sólida em sistemas distribuídos, possibilitando que o aluno tenha a base para entender trabalhos técnicos na área e possa vir a pesquisar mais sobre ela. Apresentar aspectos relacionados ao uso de múltiplos recursos computacionais fracamente acoplados para o processamento paralelo e como solução para aplicações distribuídas.

  • Apostila
  • Lista de Exercícios 1
  • Lista de Exercícios 2
  • Aula - 01
  • Aula - 02
  • Aula - 03
  • Aula - 04
  • Aula - 05
  • Aula - 06
  • Aula - 07
  • Aula - 08
  • Aula - 09
  • Aula - 10
  • Aula - 11 (Revisão)
  • Aula - 12
  • Aula - 19 (Revisão)
  • Sistemas Operacionais

    Construir no aluno o entendimento dos sistemas operacionais, dispositivos de E/S, gerenciamento de memória, de processos e a interação desses dispositivos com a camada de aplicação, buscando o melhor desempenho do sistema.

    Contate-me

    onde me encontrar

    Gávea, Barra da Tijuca
    Santa Cruz, Campo Grande
    Rio de Janeiro

    Siga-me