Lecionando a 11 anos em cursos universitários, é importante a experiência adquirida no planejamento de atividades relativas a cursos e pesquisas, produção de conteúdo, na coordenação e avaliação de trabalhos acadêmicos.
Propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências para criticar e avaliar ambientes virtuais de aprendizagem quanto à sua funcionalidade, usabilidade e proposta pedagógica. Espera-se também que o aluno seja capaz de incluir estes ambientes como mais um recurso na sua prática pedagógica.
Proporcionar o aluno a compreensão da importância da utilização de ferramentas de análise orientadas a objetos, sendo capaz de elaborar um sistema utilizando a UML como ferramenta de trabalho e seus diagramas de caso de uso, classes e atividades.
Apresentar os principais conceitos envolvidos na construção e utilização de bancos de dados, mostrando os benefícios da utilização desta forma estruturada de dados, através de atividades práticas.
Redação final do projeto de pesquisa de acordo com a estrutura e normas técnicas dos trabalhos científicos, com a linha de pesquisa e com o eixo temático do curso, tendo em vista a realização do futuro trabalho de conclusão de curso.
Constitui-se em um trabalho de campo, onde as atividades práticas são realizadas a partir de uma fundamentação teórica já adquirida. O principal objetivo é preparar o aluno para ingresso no mercado de trabalho.
Apresentar os conceitos de Estruturas de Dados bem como discutir recursos de programação necessários para implementá-las. Identificar as estruturas de dados e implementar suas operações básicas. Conhecer e aplicar os conceitos de estruturas de dados lineares e não lineares, árvores, grafos, manipulação de arquivos, ponteiros e alocação dinâmica de memória. Comparar métodos de ordenação e busca de dados.
Estudar, analisar, discutir, e aplicar conceitos de Engenharia de Software e Requisitos. Instrumentalizar o aluno a definir os princípios necessários e as qualidades desejadas no desenvolvimento de software. Oportunizar situações para o aluno reconhecer as principais metodologias, métodos e ferramentas de engenharia de software, qualificando a mais adequada a cada situação, além de proporcionar ao aluno o aprendizado necessário para colocar em prática os principais aspectos dos testes de software e avaliar a qualidade do produto gerado.
Planejar, documentar, medir, controlar e manter a infraestrutura de TI, suportando ambientes tecnológicos cujas infraestruturas precisam ser adequadas em função das constantes mudanças devido à dinâmica de negócios. Identificar e recomendar as melhores oportunidades de uso de tecnologia dentro do cenário de negócios no qual o aluno e a empresa onde atua estão envolvidos, numa visão baseada em tendências, aplicabilidade e custo/benefício, alinhado as melhores práticas de arquitetura corporativa.
Capacitar o aluno a elaborar um Projeto, fazer estudo da viabilidade econômica, quantificar os recursos humanos envolvidos e seu envolvimento no tempo de desenvolvimento dos Sistemas e viabilizar a execução do Projeto no cronograma previsto.
Apresentar as técnicas e métodos mais usados de modelagem de processos e negócios. Desenvolver a visão de tratamento de negócios, bem como a sua formalização e planejamento. Apresentar os principais conceitos de comércio em geral e eletrônico. Apresentar técnicas de análise de modelo de negócio. Apresentar as maneiras de como desenvolvermos comércio eletrônico nas redes sociais.
Analisar os meios de implementação e comparar os métodos de ordenação e pesquisa; apresentar algoritmos básicos de processamento em cadeia e compressão de dados. Caracterizar as principais técnicas de implementação dos algoritmos de ordenação e pesquisa, processamento de cadeia de caracteres e compressão de dados.
Interpretar e aplicar as práticas e disciplinas de governança de TI em diferentes ambientes de trabalho; Definir uma estratégica para planejamento de governança de TI; Estabelecer processos para institucionalizar as práticas de governança de TI.
Reconhecer o valor das informações para as organizações; Reconhecer e relacionar os principais riscos envolvidos no ambiente de informações; Conhecer as ferramentas e procedimentos com relação à segurança da informação nos aspectos de segurança lógica, física e ambiental; Reconhecer os principais pontos de controle de auditoria da tecnologia da informação, no que se refere à auditoria do desenvolvimento e manutenção de sistemas e dados; Políticas de segurança da Informação.
Fornecer uma base sólida em sistemas distribuídos, possibilitando que o aluno tenha a base para entender trabalhos técnicos na área e possa vir a pesquisar mais sobre ela. Apresentar aspectos relacionados ao uso de múltiplos recursos computacionais fracamente acoplados para o processamento paralelo e como solução para aplicações distribuídas.
Construir no aluno o entendimento dos sistemas operacionais, dispositivos de E/S, gerenciamento de memória, de processos e a interação desses dispositivos com a camada de aplicação, buscando o melhor desempenho do sistema.
Gávea, Barra da Tijuca
Santa Cruz, Campo Grande
Rio de Janeiro